Vozes da Escola recebe Moção de Aplausos na Câmara Municipal de Taubaté

A Câmara de Taubaté homenageia o projeto Vozes da Escola com Moção de Aplausos por transformar a vida de jovens através da literatura e da escuta.

RECONHECIMENTOS E CONQUISTAS

6/5/20252 min read

Reconhecimento público reforça a importância da escuta, da palavra e da educação com sentido

Na tarde do dia 3 de junho de 2025, o projeto literário Vozes da Escola foi homenageado na Câmara Municipal de Taubaté com uma Moção de Aplausos, concedida por iniciativa da vereadora Vivi da Rádio, em reconhecimento ao impacto cultural e educacional que a iniciativa tem promovido entre adolescentes da rede pública.

O projeto, idealizado e conduzido pela professora Marlene Rodrigues, responsável pela Sala de Leitura Diolar Alencar da E.E. Monsenhor João Alves, foi reconhecido como um verdadeiro instrumento de transformação social. Por meio da escrita criativa, da escuta ativa e do acolhimento da subjetividade dos estudantes, Vozes da Escola vem construindo pontes entre o sentir e o aprender — entre o mundo interior dos jovens e as múltiplas realidades que os cercam.

O que é o projeto Vozes da Escola?

Mais do que um projeto literário, Vozes da Escola é um movimento. Um espaço onde os estudantes podem se expressar com liberdade e profundidade, por meio de poemas, prosas, desenhos e reflexões autorais, muitos deles tocando temas como identidade, dor, sonho, pertencimento e superação. O projeto teve início em 2023 e, desde então, tem envolvido alunos de diferentes turmas, incentivando não apenas a escrita, mas o autoconhecimento, a escuta coletiva e a sensibilidade social.

Em 2025, o projeto culminou na edição de um livro com dezenas de obras criadas pelos estudantes, editado em parceria com a escritora Helena Marcondes, que mergulhou com a equipe e os alunos na curadoria dos textos, edição e preparação da publicação.

Uma escola que escuta transforma

A homenagem na Câmara Municipal simboliza mais do que o reconhecimento de um trabalho escolar bem feito. Ela representa um chamado coletivo para pensarmos: e se a educação pública fosse toda construída sobre o alicerce da escuta? E se ouvíssemos os alunos não apenas como aprendizes, mas como sujeitos pensantes, criadores e sensíveis?

Num mundo onde a juventude é muitas vezes silenciada ou descartada, projetos como Vozes da Escola provam que dar voz não é só um gesto pedagógico — é um ato político e poético ao mesmo tempo.

A Moção de Aplausos não é um ponto final. É um impulso. Um convite para que outras escolas, educadores e instituições abracem a potência de iniciativas assim — onde a palavra não apenas ensina, mas cura e desperta.

“O que começou como um gesto literário se tornou um movimento de escuta, cura e transformação. Que essa homenagem abra portas para que mais escolas, mais alunos e mais sonhos ganhem voz.”
Helena Marcondes

Quer saber mais?

Acompanhe as próximas postagens do blog Vozes da Escola para conhecer os bastidores do livro, os autores, os poemas e os caminhos que estamos abrindo por meio da palavra.

🌱 Porque escutar é educar.
📖 Porque escrever é existir.
💡 E porque toda voz merece um lugar para florescer.